PortuguêsEnglish

Notícias Aker Aprofunda Governança com Programa de Ética e Compliance

Publicado em 20 de Fevereiro de 2017

Programa ajuda funcionários a adotar comportamentos positivos e a identificar situações que vão do assédio moral à insegurança jurídica do negócio

Programa de Ética e Compliance

A Aker Security Solutions, uma das líderes em tecnologia e serviços de segurança digital e inteligência cibernética, concluiu a implantação de um Programa de Ética e Compliance que define diretrizes a serem observadas pelos seus cerca de 130 colaboradores de todos os níveis hierárquicos.

A iniciativa faz parte da política de melhores práticas que a Aker vem desenvolvendo desde que iniciou a introdução de um modelo de governança, a partir de 2016, quando recebeu aporte financeiro da gestora de fundos Invest Tech.

O programa tem como guia o Código de Ética e Conduta, que está disponível ao público no site da companhia e reúne orientações sobre os procedimentos, postura profissional, princípios e parâmetros de conduta a serem adotados por todos que interagem com a empresa. Isto inclui não só os colaboradores, como também parceiros e prestadores de serviço.

O código é a ferramenta principal para esclarecimento de dúvidas e se complementa pelo Canal Ético, um meio de contato anônimo e blindado com a direção da empresa para a postagem de sugestões e relatos de situações incompatíveis com as boas práticas.

O programa vem sendo disseminado junto a parceiros e colaboradores, através de palestras, treinamentos e discussões acerca da importância de estar em conformidade com normas anticorrupção e conduta ética nas relações.

Para operacionalizar o Programa, a Aker instalou um Comitê de Ética e Compliance, que conta com o envolvimento direto da alta direção da empresa e está sob a coordenação da psicóloga e gestora de Compliance e Pessoas, Vanessa Areal Braga. O projeto de customização e implantação contou com o apoio da consultoria ProResult.

De acordo com Rodrigo Fragola, CEO da Aker, a implantação de um Programa como este vai muito além do cumprimento de políticas burocráticas, já que acrescenta clareza e objetividade para as relações interpessoais na equipe e ajuda a criar uma consciência da responsabilidade corporativa de cada um.

“Trata-se de um pré-requisito para conquistarmos o máximo de segurança jurídica, aumentar a confiança mútua e fortalecer a coesão competitiva, além de se propiciar um ambiente de trabalho pautado pela transparência e comportamento ético.”

Já para Vanessa Braga, o Programa favorece a confiança recíproca nas relações e promove um ambiente mais colaborativo. “Além de assegurar conformidade com normas e legislações, o programa consolida os valores da empresa e fomenta relações de confiança pautadas pela ética. Tudo isto contribui para o sucesso do negócio e para a reputação e boa imagem da Aker”, afirma a coordenadora.