CASO ISOGAMA INDÚSTRIA QUÍMICA

 

1. O CLIENTE
A Isogama Indústria Química iniciou suas atividades em 1987 e, em poucos anos, fixou sua marca no mercado, obtendo posição de destaque e reconhecimento pela qualidade de seus produtos e serviços. A empresa conta com especialistas qualificados e opera tecnologia de ponta, o que possibilita o desenvolvimento de produtos e de pesquisas para proporcionar a satisfação dos clientes. Mais de 60 mil toneladas de produtos são fabricados e distribuídos anualmente por todo o Brasil e América Latina para os segmentos industriais do couro, madeira, tintas e texturas, papel, construção civil, têxtil, metal-mecânica, velas, farmacêutica e alimentícia, dentre outros.

2. OS DESAFIOS
O cliente precisava melhorar a gestão de conectividade entre as unidades remotas, a redundância de links e a comunicação via VPN. Além disso, era necessário também implementar um controle de acesso à Internet mais eficiente e granular.

3. A SOLUÇÃO
O projeto desenvolvido pela Softwall implementou o Aker Firewall, com os módulos do Aker Web Content Analyzer e do IDS/IPS, na empresa. O cliente optou pela migração dos links MPLS nas unidades remotas para links de Internet. Cada unidade recebeu dois ou mais links para a garantia de disponibilidade. Implantou-se, então, o balanceamento de link e o balanceamento de VPNs entre as unidades remotas e a central.Além disso, o controle de acesso à Internet nas unidades remotas foi integrado e tornou-se mais eficiente com a ajuda do Aker Web Content Analyzer. Já o módulo IDS/IPS reforçou a proteção em todas as pontas, reduzindo a possibilidade de ataques e vulnerabilidades que normalmente passam despercebidas por firewalls comuns.

4. OS RESULTADOS
Dentre os vários benefícios trazidos pelo projeto podemos citar a redução de custos com os links de comunicação, bem como melhorias na sua gestão e na conectividade com as unidades remotas. Assim, com a facilidade e agilidade no monitoramento, houve diminuição no tempo de depuração de paradas dos links. No que diz respeito aos custos, foram reduzidos em 50% devido à substituição dos links MPLS por links dedicados de Internet, adotando a solução de VPN site-to-site da Aker.

A empresa obteve ainda ganhos de velocidade e disponibilidade, em função dos balanceamentos de link e de VPN. Com essas soluções, a empresa passou a utilizar serviços de VOIP entre as filiais e sistemas de backup centralizado. O nível de segurança também aumentou com o uso dos módulos de IDS/IPS, que atenuaram os problemas corriqueiros nas estações e a carga no Departamento de Suporte.

O cliente mostra-se satisfeito com o desempenho e a gestão do produto, que ajudou a consolidar a rotina de monitoramento. Hoje, a empresa possui um firewall na matriz, um firewall na unidade da Bahia, um firewall na unidade de Curitiba e um em cluster a ser implantado na unidade do Chile. Os firewalls em cluster nas unidades remotas foram solicitados para garantir a disponibilidade da comunicação entre matriz e filiais, já que estas são de difícil acesso e não dispõem de pessoas capacitadas para a interação com links de Internet ou equipamentos de rede. Por sua eficiência, o projeto está sendo expandido. O próximo passo agora é a implantação de um firewall cluster na matriz.

Para visualizar o documento em PDF clique aqui.