CASO PREFEITURA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA

 

1. O CLIENTE
Prefeitura Municipal de Feira de Santana. Considerada a segunda cidade mais populosa do estado da Bahia e a sexta maior cidade do interior do país, com seus quase 700 mil habitantes, Feira de Santana é o maior entroncamento rodoviário do Norte e Nordeste do país, destacando-se por sua atividade econômica no comércio e indústria.

2. OS DESAFIOS
O grande desafio do projeto foi garantir o atendimento de 100% da rede escolar do município com uma rede de transporte capaz de trafegar dados, vídeo e voz. Essa foi uma exigência do próprio prefeito para que o projeto fosse autorizado. Feira de Santana possui uma área de 1.337.993 Km2 e a rede escolar a ser atendida possui cerca de 300 escolas localizadas na sede do município e na zona rural. O que representou o maior obstáculo foi levar rede para as escolas localizadas às vezes a mais de 30 km da sede.

3. A SOLUÇÃO
A solução proposta pela WIMAXI, Revenda Aker, foi a montagem de uma rede heterogênea com a utilização de fibra ótica e rádios de alto desempenho, levando sinal a todos os pontos em que existem escolas. Foram então construídas 6 torres de transmissão espalhadas no município, inclusive, uma torre localizada em uma serra a 30 km do centro da cidade, responsável por levar o sinal aos distritos e à zona rural ao norte de Feira de Santana. Neste ponto foi construído um abrigo com seis painéis de transmissão (ERB) alimentados por energia solar e eólica. Projetado o modelo físico de transporte, deu-se início à solução lógica da rede. Foi criada uma Vlan para cada escola e colocado um minibox AKER modelo 337 com filtro de conteúdo responsável pela gerência da rede da unidade educacional, inclusive com a quebra do broadcast da rede local. Todo o sistema é gerenciado por um par da solução AKER 12137, instalados em cluster para a administração remota dos minibox, e foi utilizada a solução AKER CONFIGURATION MANAGER para a configuração e administração dos equipamentos das 300 escolas.

4. OS RESULTADOS
O projeto é hoje um dos maiores do Brasil para levar internet de boa qualidade a 100% das escolas. Todas as escolas possuem uma banda garantida e de 10Mbps, WiFi, conteúdo filtrado e controlado para o acesso seguro dos alunos da rede pública. A melhora na satisfação dos docentes e discentes é clara e fica evidente nos novos equipamentos disponíveis, graças à implantação da rede. Tudo isso se traduz em um case de sucesso e garante que a escola pública tenha a mesma competitividade da escola da rede privada na formação de seus alunos.

Para visualizar o documento em PDF clique aqui.