Notícias Aker apresenta nova versão de sua solução UTM para gestão da segurança digital

Publicado em 24 de junho de 2015

A Aker Security Solutions, empresa brasileira de segurança da informação, está apresentando ao mercado a nova versão do seu Firewall UTM, agora com mais recursos de gestão e controle a fim de proporcionar maior segurança à estrutura de comunicação digital e aos dados corporativos, ampliando também a performance e a contenção de custos na rede.

Já em sua versão anterior, o Firewall UTM da Aker foi avaliado pelo Gartner, empresa de consultoria, como um dos produtos globais para compor o seu Quadrante Mágico nesta categoria de solução. Um passo à frente dos firewalls convencionais, a solução da Aker se constitui em uma central de controle unificada, projetada para guarnecer a rede e os dados corporativos contra vulnerabilidades internas ou externas. A unidade é usada também para disciplinar o uso dos recursos da rede por parte dos funcionários ou colaboradores terceirizados.

No desenvolvimento do Aker Firewall UTM 6.8, a empresa considerou uma série de novos aspectos relacionados à rede corporativa. Incluem-se aí o forte impacto das redes sociais sobre a produtividade das equipes, bem como os novos riscos cibernéticos e as exigências de alta disponibilidade. O produto visa também otimizar atividades de administração, hoje nem sempre adequada, do ambiente de TI por parte das empresas brasileiras.

“Nesses tempos de redes sociais, os funcionários chegam a ficar dezenas de horas, durante a semana, trocando inputs em ferramentas de relacionamento social”, afirma Rodrigo Fragola, CEO da Aker. Segundo ele, este tipo de navegação onera o canal de dados e compromete a segurança, pois nem sempre o funcionário tem conhecimento claro dos conteúdos que está enviando ou recebendo. “Tudo isto contribui para o aumento das vulnerabilidades no ambiente, podendo acarretar prejuízos diretos à operação”, completa o executivo.

A nova versão do sistema possui suporte à autenticação de conexões cliente-servidor em tecnologias como Citrix e Microsoft Terminal Service. Com isto, agora será possível realizar o controle de acesso em ambientes ‘thin client’ através da criação de perfis de acesso por função ou definição hierárquica. Em outras palavras, pode-se restringir o acesso autorizado a áreas críticas da estrutura de TI e, desta forma, evitar o vazamento ou o comprometimento acidental ou intencional de conteúdos valiosos por parte dos funcionários.

O novo Aker Firewall UTM vem com suporte a Proxy IMAP, que permite ao gestor restringir o tráfego de e-mails contendo anexos maliciosos ou não relacionados ao negócio. Este recurso veio complementar a segurança dos e-mails e impedir práticas pouco seguras por parte dos usuários internos, como hábitos arriscados (recreativos ou improdutivos) de navegação, já proporcionados pelas funcionalidades antispam, de configuração e monitoramento presentes na versão anterior do produto.

A nova solução da Aker engloba também facilidades para a criação de conexões privadas virtuais (VPN) com ampliação de compatibilidade com terceiros, ao se integrar com OpenVPN. Agora, com o Aker Firewall UTM as empresas poderão estabelecer duas ou mais redes privadas virtuais e realizar o balanceamento entre elas, o que irá reduzir custos com links dedicados e garantir alta disponibilidade em escritórios remotos.

O maior diferencial do Aker Firewall UTM 6.8, no entanto, está em sua nova funcionalidade de “Failover de Regras”, sendo ele o único produto do mercado a oferecer este recurso. Esta característica nova permite definir conteúdos (ou origem-destino) prioritários de tráfego, de acordo com os interesses do negócio, ao desabilitar ou habilitar automaticamente túneis VPN (IPSEC), regras de filtragem e conversão de endereços (NAT), caso o link de internet principal da rede fique inativo.

Juntamente com o “timeout” por protocolo, que possibilita ao administrador da rede customizar o tempo de conexão para cada aplicação ou serviço, outro benefício da nova versão é o balanceamento de múltiplos links através de políticas pré-definidas. Com o Aker Firewall UTM 6.8 é possível configurar duas formas automáticas, além de outras duas formas manuais, para garantir a contingência e a performance das conexões, em caso de comprometimento de um dos links.

Na visão de Rodrigo Fragola, o novo Firewall UTM da Aker reflete uma tendência que já começa a se evidenciar no mundo da TI, que é a de aproximar os representantes da segurança digital das empresas com áreas como o RH, o departamento jurídico, o marketing e a alta administração dos negócios. “A saúde do ambiente empresarial está intimamente ligada a uma gestão igualmente saudável das pessoas e dos processos para o uso profissional das comunicações digitais nas empresas. E isto já deixou de ser uma questão dos homens de informática, daí a convergência cada vez maior entre recursos de segurança e de gestão na nossa central UTM”, comenta Fragola.

Com mais de 200 revendas e integradores no País, a Aker está há cerca de 20 anos no mercado de segurança digital com tecnologia própria e algumas parcerias internacionais estratégicas. A empresa tem cerca de quatro mil clientes corporativos em todo o território e teve sua solução de Firewall UTM selecionada pelo Governo Brasileiro credenciado com a CERTICS, que atesta o caráter nacional de tecnologias inovadoras que têm relevância para o País.

OGASEC