Notícias IDS/IPS do Aker Firewall conta agora com módulo Enterprise

Publicado em 28 de julho de 2014
O lançamento do Patch 02 do Aker Firewall 6.7, que aconteceu em abril deste ano, trouxe uma nova plataforma para o Sistema de Detecção e Prevenção de Intrusões (IDS/IPS) e para o Filtro de Aplicações. A iniciativa possibilitou a implementação de um novo engine ao software, melhorando sua performance e aumentando sua robustez. O suporte a Cache Hierárquico no Filtro Web também foi outra funcionalidade trazida pela atualização. 
Desde o Patch 02, o cliente pôde passar a escolher entre dois diferentes módulos para o IDS/IPS. O primeiro é o Básico, que possui cerca de 4.000 assinaturas de ataques, e está disponível a todos que fizerem o download do Patch 02. Há ainda o módulo Enterprise, o qual reúne mais de 20.000 assinaturas e dispõe de atualização em tempo real. Essa última opção deve ser contratada à parte. 
As mudanças proporcionadas pelo Filtro de Aplicação também são bastante significativas. O novo sistema inspeciona e bloqueia, em tempo real, aplicativos e transferências de arquivo do tipo Peer to Peer (P2P), tais como Kazaa e de Instant Messaging. O controle e o bloqueio são estendidos ainda a tipos de arquivos específicos via FTP e HTTP.
Em outras palavras, o Filtro de Aplicações garante a granularidade no controle do acesso a conteúdos Web. A gerência do uso de Redes Sociais no ambiente corporativo, por exemplo, torna-se muito mais eficiente. Algumas empresas entendem a importância dessas ferramentas de comunicação, mas não querem que elas sejam utilizadas de maneira irrestrita.
Com o Filtro de Aplicações, é possível liberar o acesso a sites e Redes Sociais, mas bloquear jogos, chats e aplicativos em geral. O interessante é que, dessa forma, os colaboradores poderão continuar a utilizar esses canais para se informar, sem ter, no entanto, sua atenção desviada pelos inúmeros aplicativos disponíveis no mundo digital e que podem comprometer a produtividade das equipes. 
Por fim, o suporte a Cache Hierárquico no Filtro Web veio para melhorar o desempenho de redes. Isso porque otimiza o uso da Internet e, consequentemente, do servidor interno. A nova funcionalidade tem um alto impacto, principalmente, em empresas grandes. 
Ainda não fez o download do Patch 02 do Aker Firewall 6.7? Clique aqui
Quer adquirir o módulo Enterprise? Entre já em contato com sua Revenda ou Gerente de Contas.
 
OGASEC