Notícias Tecnologia da Aker passa a dividir espaço com um seleto grupo de empresas globais da área de inteligência e Segurança Digital.

Publicado em 30 de outubro de 2014
A Aker Security Solutions, uma empresa brasileira de tecnologia com foco em segurança digital, acaba de ser posicionada pela consultoria global Gartner no Quadrante Mágico de Centrais de Gerenciamento Unificado de Ameaças (Firewall UTM).
O modelo de proteção através de soluções UTM é uma forma de defesa estratégica contra ameaças virtuais, considerada um passo à frente do modelo convencional de firewalls, na medida em que o UTM carrega maior valor agregado, como funções de prevenção de intrusões de rede, antivírus, rede privada virtual, filtragem de conteúdo, balanceamento de carga e geração de relatórios para o gerenciamento da rede.
De acordo com Rodrigo Fragola, Presidente da Aker Security, fazer parte do Quadrante Gartner é uma conquista relevante, especialmente para uma empresa 100% brasileira como a Aker, que investe para se impor como alternativa preferencial, fazendo frente à concorrência de grandes companhias globais.  
Na visão de Lucas Pereira, Diretor de Tecnologia da Aker, a inclusão no Quadrante Gartner demonstra que o Brasil já dispõe de massa crítica para tecnologias de defesa adequadas às necessidades nacionais e independente de fornecedores externos, ou seja, sem o risco das chamadas “backdoors”, que ameaçam a privacidade de governos e de empresas.  
De acordo com Wolmer Godoi, VP da Aker Security Solutions, ter a oportunidade de ser avaliada por uma consultoria internacional e fazer-se presente num quadrante de soluções globais é muito importante para o Brasil, porque coloca o país em evidência e demonstra que possui soluções que competem com as maiores do mundo.   “Desde a sua fundação, a Aker sempre focou no mercado Brasileiro e é especializada neste. Em uma avaliação internacional, essa realidade fica evidente. Aparecer como nicho é motivo de orgulho de um trabalho realizado e constatação do muito que ainda há para ser feito”, afirma Godoi.
Para definir os participantes do Quadrante Mágico, o Gartner considera aspectos como funcionalidade, preço, facilidade de uso e desempenho de mercado de produtos de tecnologia. 
Também foi considerado como positivo o fato de a solução UTM da Aker poder rodar em ambientes virtualizados, tais como VMware, Citrix e Microsoft Hyper-V, além de poder ser contratada como locação, o que reduz a taxa de capital imobilizado (Capex) por parte do usuário.
 
OGASEC